quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Um Ataque a Mueda e a Micose do Francisco Ribeiro..., por José Monteiro

Ataque a Mueda
Mueda, além da população civil, era uma autêntica cidade militar.
Tinha todas as armas para alimentar a máquina de guerra.
Aqui cheguei em 12 de maio de 1967.
Estrategicamente situada no Planalto dos Macondes, era "visitada" e conhecida pelos restantes aquartelamentos que giravam à sua volta.
Aqui se juntavam aviação, engenharia, companhia de transportes, Pad, cavalaria,artilharia, companhia de cães de guerra e tropas especiais como comandos e paras.


O clima Africano era propicio a vários problemas de pele entre eles a micose que atacou vários de nós.O meu amigo, e vague-mestre da companhia , que também dormia na minha flat, Francisco Ribeiro, foi atacado por tal problema.
O enfermeiro e nosso amigo comum, Eurico Oliveira, receitou-lhe o habitual nestas circunstâncias, que era a tintura de iodo, com a recomendação para ter cuidado pois ardia um pouco.
O Ribeiro começou a tratar do assunto e nós, sempre solícitos e prontos a ajudar, arranjámos uma ventoinha, para o ajudar a refrescar, e directamente voltada para a parte do corpo a tratar.

Tudo estava a correr bem, o Ribeiro continuou com o tratamento, pincelando as virilhas e os testículos, pois era aí que a micose tinha atacado.

No dia seguinte, princípios de Agosto/67 Mueda foi atacada com morteiros pela Frelimo, vindos do final da pista da aviação.
Houve resposta imediata dada pelas Foxs de cavalaria indo o pessoal disponível para os abrigos. Quando o tiroteio parou, saímos das flats e o meu amigo Ribeiro pegou na G3 e como estava na cama e não teve tempo de se vestir, saiu de cuecas e de pernas abertas, pois tinha a pele dos testículos queimada por tanta pincelada dada.

Do ataque não resultou, felizmente, problemas físicos. 

Tinha sido mais para marcar presença do inimigo, pois como era uma posição estratégica, a Frelimo por norma atacava o quartel todos os anos.

Linda-a-Velha, Agosto de 2013
José Fernando Pascoal Monteiro ( Ex Furriel Miliciano )

Sem comentários:

Enviar um comentário